Nossos Telefones
(21) 3161-2205
(21) 3096-2957 | (21) 98493-0243
(21) 98493-0549
E-mail: atendimento@multiodonto.com
Estamos Localizado
Rua Coronel Agostinho Nº 76 sala 408 Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ.
A ortodontia tem como principal foco do tratamento restabelecer o alinhamento dos dentes e a correção do posicionamento dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Ter os dentes saudáveis e alinhados não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. O principal tratamento para a correção dos dentes é o uso de aparelhos ortodônticos que podem ser colocados em qualquer idade.
É preciso estar com a saúde oral em dia antes de iniciar o tratamento ortodôntico. O ortodontista fará um exame minucioso para certificar de que não existe inflamação ou qualquer infecção na gengiva, osso ou canal do dente. Se houver cáries ou próteses mal adaptadas, estas deverão ser tratadas antes da colocação do aparelho.
Após a conclusão do tratamento e remoção do aparelho é necessário o uso das contenções para manter a estabilidade do tratamento e evitar movimentações indesejadas. Existem diversos modelos de contenções e que serão indicadas pelo ortodontista de acordo com cada caso.
O aparelho fixo é uma estrutura que possibilita a movimentação dos dentes através da aplicação da força. Por meio de um arco que fica fixado aos braquetes (pequenas peças coladas aos dentes), o ortodontista vai promovendo o alinhamento e, assim, corrigindo problemas, tanto estéticos quanto funcionais.
Os braquetes são fixados nos dentes com uma resina composta, ou seja, um material específico que não danifica o esmalte, nem tampouco altera a coloração dos dentes. Por sua vez, estes servem para sustentar o arco que pode ter mais ou menos força, dependendo do tipo e do calibre. No final da arcada dentária, nos últimos dentes, são colocados anéis de metal, chamados de “banda” ou tubos, colados onde toda a estrutura é sustentada e os arcos ficam presos.
Com as ligaduras, ou seja, as “borrachinhas”, o arco fica preso aos braquetes e por meio de acessórios como molas e elásticos, ou mesmo dobras nos arcos, o ortodontista vai ajustando toda a estrutura para que os dentes façam as movimentações necessárias.
Os aparelhos ortodônticos estéticos foram criados para atender justamente quem deseja aliar estética a necessidade de corrigir o alinhamento dos dentes. Neste tipo de aparelho, em vez de serem fabricados com aço, os braquetes são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os braquetes convencionais de metal.
Esse modelo de aparelho é uma variação do aparelho fixo convencional e possui as mesmas recomendações para corrigir a maior parte dos desalinhamentos. Os braquetes são confeccionados em porcelana e porcelana monocristalina, também conhecidos como aparelho de safira.
Você também pode optar pelo aparelho estético autoligado que dispensa o uso das borrachinhas.
O aparelho ortodôntico auxilia na busca do sorriso perfeito por corrigir o posicionamento dos dentes, fazendo seu alinhamento e tornando o sorriso mais harmônico. Diferente do aparelho ortodôntico fixo convencional, o autoligado não utiliza as famosas borrachinhas, como o arco fica preso aos braquetes a movimentação é mais precisa, tornando o tratamento mais ágil e menos dolorido.
O invisalign é uma nova forma de tratamento que surgiu como alternativa aos aparelhos fixos convencionais. Por meio de moldeiras removíveis e transparentes, que são chamadas de “alinhadores”, é feito um reposicionamento dos dentes, a fim de corrigir problemas estéticos e até relacionados à mordida.
Como não existe a necessidade de colar peças na boca do paciente e, muito menos, a colocação de arcos, o processo de higienização é muito mais fácil.
Além disso, o paciente não precisa lidar com inconvenientes de peças quebradas, restrição à alimentos muito duros e pode levar sua vida tranquilamente.
Por fim, o invisalign deve ser colocado e só retirado para fazer as refeições.